Higgs para Caloiros

Higgs para Caloiros

O Higgs, que já foi chamado “partícula de Deus”, já deu um prémio Nobel a Peter Higgs e a François Englert que a previram nos anos 60. Apesar de a sua descoberta ser uma das maiores proezas do CERN, na Suíça, o público em geral tem ainda dificuldades em compreender do que se trata. A palestra “Higgs para caloiros” pretende explicar o Higgs e, em geral, o CERN para toda a gente.

A palestra “Higgs para Caloiros” será proferida por André Mendes, físico português investigador do CERN – European Organization for Nuclear Research.

Os interesses de André Mendes incluem para além da ciência a comunicação científica. É por isso que ele é um guia oficial do CERN desde 2004. Carlos Fiolhais, director do RÓMULO, fará a apresentação e moderará o diálogo com o investigador no final. A sessão é aberta a todos os interessados.

Sobre o palestrante
André Mendes começou a fazer experiências com muões no CERN em 2001. Em 2006, juntou-se a CMS, uma das duas grande experiências no LHC, onde trabalhou no calorímetro electromagnético. Quando o LHC começou a funcionar, começou por medir a probabilidade de se produzir um fotão. Quando pensou em expandir a análise para dois fotões decidiu fazê-lo indo à procura do bosão de Higgs e dois anos depois encontrou-o. Continuou a estudar esta nova partícula até 2017, quando concluiu um mandato de dois anos de coordenador do grupo de física do Higgs em CMS, um grupo com 200 colaboradores activos. Desde o ano passado que o André se dedica a preparar os novos detectores que vão entrar em funcionamento em 2025, que é já amanhã nesta área da Física.

ENTRADA LIVRE

Público-alvo: Público em geral