Exposição Fotográfica | o tempo | Victor Maciel

Exposição Fotográfica | o tempo | Victor Maciel

Está patente na Bloco de Ensino da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra a Exposição Fotográfica “o tempo” do estudante de Economia, Victor Maciel.

tempo

É difícil apresentar o que é o tempo. Poderá o tempo ser uma medida da mudança, de um antes e de um depois? Conduzidos pelo olhar atento das fotografias do Victor Maciel, imaginamos conseguir perceber o tempo na viagem que se inicia. No carro que passa. No corpo que envelhece e na estrela que empalidece… A conversar ou em silêncio. A chegar ou a partir… O tempo é apenas isso: passagem, transição, travessia. É a água que desaparece nas pedras daquele caminho sem começo e sem fim.

O tempo é criado por aquilo que fazemos e por aquilo que pensamos (do tempo sagrado ao tempo que é dinheiro, do tempo perdido ao tempo ganho, do tempo nos relógios ao tempo das recordações, do tempo congelado em registos fotográficos ao tempo que deixamos ao sabor do vento).

O tempo é infinito. Há quem diga que não existe e, no entanto, é ele a medida de todas as coisas. Da vida e da morte. Do poema que espera para ser escrito e da lágrima que vamos chorar ao ouvi-lo. Inventámos o tempo, mas nunca temos tempo. Nunca? Nunca é muito cedo. Nunca é demasiado tarde. O tempo é agora: e como é bom ter tempo!

Eduardo Barata e André Brito Correia
setembro 2018

NOTA BIOGRÁFICA
Victor Maciel nasceu no Brasil e, desde 2014, reside em Portugal, onde estuda Economia na Universidade de Coimbra. Além de escrever artigos sobre Economia e Política, dedica parte do seu tempo livre à fotografia como forma de expressão.

A paixão pela fotografia manifestou-se na sequência de um memorável nascer da lua que, sem êxito, tentou capturar. Esta frustração embrional motivou-o à descoberta, por conta própria, dos caminhos da arte de “desenhar com luz e contraste”, com um carinho especial pelos domínios da astrofotografia e fotografia urbana. Hoje, Victor guarda das suas inúmeras experiências fotográficas com eventos, ensaios e viagens, a magia de transmitir sentimentos, prolongando-os no tempo.

Outubro 17 2018

Início: Outubro 17, 2018