Raça, heranças coloniais e subjectividades ao trabalho no caso das Maurícias

Raça, heranças coloniais e subjectividades ao trabalho no caso das Maurícias

Realiza-se no dia 2 de novembro, às 17h, na sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a conferência Raça, heranças coloniais e subjectividades ao trabalho no caso das Maurícias.

Esta conferência insere-se no Ciclo de Conferências do Doutoramento em Sociologia e será proferida por Colette Le Petitcorps, Investigadora do ICS – UL no âmbito do projeto ERC Advanced Grant “The Colour of Labour. The Racialized Lives of Migrants.

Colette Le Petitcorps
Investigadora do ICS – UL no âmbito do projeto ERC Advanced Grant “The Colour of Labour. The Racialized Lives of Migrants”

Nota biográfica:
Licenciada em Ciências Políticas, mestre em Geografia e doutoramento em Sociologia. Desenvolveu a sua tese no Laboratório MIGRINTER em Poitiers (Université de Poitiers, France) especializado em estudos sobre as migrações internacionais. A tese questiona o regime específico de exploração do trabalho de serviço doméstico contemporâneo a partir da análise dos processos migratórios femininos em França. A sua pesquisa atual trata da (re)produção das relações de poder (raça, etnia, classe, gênero) nos serviços domésticos na República da Maurícia, inscrevendo as relações microssociais de serviço doméstico no quadro mais geral das transformações históricas da economia de plantação mauriciana dentro do capitalismo global. Mobiliza uma sociologia compreensiva que questiona tanto as subjetividades das trabalhadoras domésticas como dos empregadores (e empregadoras) no trabalho de serviço doméstico. É investigadora no Instituto de Ciências Sociais, no âmbito do projeto ERC Advanced Grant “The Colour of Labour. The Racialized Lives of migrants” (AdG 2015 – 695573) liderado por Cristiana Bastos.

Outubro 17 2018

Data: Outubro 17, 2018