Webinar 5 “Teorias Educacionais e o Ensino de Racíocínio Clínico online”

• Este evento já passou.

Webinar 5 “Teorias Educacionais e o Ensino de Racíocínio Clínico online”

O Gabinete de  Educação Médica da FMUC associa-se à Rede de Investigação em Educação Médica (RIEM) no desenvolvimento e divulgação de um ciclo de webinars, sem qualquer custo, que pretendem dar a conhecer o que se vai fazendo no ensino da medicina (e não só) para enfrentar os desafios desta nova realidade.

Os webinars, realizados por docentes de diferentes instituições e/ou peritos nas diferentes áreas, irão focar temas práticos e com aplicação imediata. Ensino clínico e avaliação à distância são exemplos de temas de webinars, a serem realizados regularmente.

Poderá inscrever-se em:

Webinar 5: TEORIAS EDUCACIONAIS E O ENSINO DE RACIOCÍNIO CLÍNICO ONLINE

Nesta apresentação vamos explorar de forma prática e universalmente acessível como algumas teorias educacionais, entre elas a “Cognitive Load Theaory”, “Self- determination theory” e “Communities of Practice Theory”, podem fundamentar a criação de atividades educacionais interativas em plataforma MOODLE para alunos de medicina. Além disso discutiremos como o uso das mídias sociais e estratégias de “gamificação” podem intensificar a participação dos estudantes. Durante a apresentação compartilharemos o resultado de inciativa implementada na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

CRIAÇÃO DE PLATAFORMA ABERTA E COLABORATIVA PARA ENSINO E PESQUISA DE RACIOCÍNIO CLÍNICO ONLINE

Nesta apresentação compartilharemos nossos últimos desenvolvimentos relacionados a criação de uma plataforma colaborativa para criação de casos clínicos interativos em formatos diferentes para o ensino de raciocínio clínico. A mesma plataforma pode ser usada para pesquisa e colaborações são bem-vindas.

Após as apresentações os participantes do seminário estão convidados para uma sessão de perguntas e respostas que visa, dentre outras coisas, estabelecer parcerias e colaborações. Para aqueles que quiserem se preparar, aconselhamos a leitura dos dois artigos em cujo link de acesso se encontra no email de confirmação de inscrição.

page3image384

MARCO ANTÓNIO DE CARVALHO FILHO

MD, PhD, é médico internista e professor associado de Emergências Clínicas na Universidade Estadual de Campinas (Brasil) e Pesquisador Sênior no University Medical Center Groningen (Países Baixos) com mais de 20 anos de experiência como supervisor de alunos de graduação e internato médico. Seus interesses de pesquisa concentram-se na área de ensino médico, com foco em capacitação docente, formação da identidade profissional e ensino de raciocínio clínico. Recentemente contratado como professor associado de Emergências Clínicas pela Universidade do Minho tem interesse de estabelecer colaborações de pesquisa em Portugal.

ANDRÉ SANTANCHÈ

Doutor em ciência da computação e professor do Instituto de Computação (IC), coordenador do Laboratório de Sistemas de Informação (LIS) no IC e diretor do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Seus interesses em pesquisa envolvem três tópicos principais, que também estão interconectados: autoria de cenários interativos para e-learning, e-science e ciência de dados (especialmente representação do conhecimento e ciência de redes). Na interconexão de e-learning e e-science com ciência de dados, está interessado em como máquinas, dirigidas por algoritmos que trabalham sobre representação do conhecimento, podem assistir/guiar/avaliar usuários nos seus processos de aprendizagem ou pesquisa. Hoje em dia, sua pesquisa é principalmente aplicada à saúde.

maio 27 2020

Data: maio 27, 2020