Velhos e Novos Caminhos — Concerto de Abertura da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

A vida faz-se de caminhos. As mais pequenas escolhas levam-nos para o desconhecido, longínquo e, por vezes, inalcançável caminho com destino ao amanhã.

Uma obra musical é, também, um caminho: é o percurso que o compositor traçou desde o motivo gerador, de melodia trauteada e ritmo incerto, até à forma final e majestosa de uma sinfonia. Como o derradeiro caminho da vida, estes caminhos musicais são percorridos com avanços e recuos, por curvas e contracurvas, mas sempre repletos de desenvolvimentos inesperados.

Neste concerto, a Orquestra Académica da Universidade de Coimbra/OAUC explora caminhos escritos por compositores d’aquém e d’além mar, e navega pela rota traçada por Dvorák na sua demanda pela descoberta do “Novo Mundo”. Em colaboração com o maestro Tiago Oliveira, propomos que explore conosco estes novos caminhos. Para onde nos levarão?

Maestro André Granjo

Maestro convidado Tiago Oliveira

Maestro assistente Leandro Alves

Produção Tuna Académica da Universidade de Coimbra