Tardes de Matemática: Trocas altruístas num mundo competitivo

Tardes de Matemática: Trocas altruístas num mundo competitivo

Orador: Adérito Araújo (Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra)

Resumo: O mundo é moldado pelas nossas decisões. O efeito conjugado das decisões que tomamos a cada instante, grandes ou pequenas, por hábito, de forma mais ou menos reflectida ou por um impulso momentâneo, condiciona o nosso futuro comum. O estudo da chamada decisão social, isto é, dos mecanismos de tomada de decisão quando estão envolvidos vários agentes em interacção, exige uma abordagem verdadeiramente multidisciplinar onde a matemática assume um papel de destaque. Existem hoje teorias, alicerçadas em sólidas bases matemáticas, que têm sido utilizadas em economia e outras ciências sociais para, por exemplo, compreender o binómio cooperação-competição. Por que valorizamos justiça e a cooperação em detrimento do (aparentemente mais racional) egoísmo? O comportamento dos seres humanos revela que, em muitas situações, tendemos a ser mais generosos do que seria previsto pelos modelos económicos tradicionais baseados no pressuposto que as pessoas procuram, egoisticamente, maximizar os seus lucros. Será que as ideias de evolução do comportamento ético têm alguma relevância na compreensão do comportamento humano? Ao longo desta sessão, mais do que procurar respostas definitivas, iremos desvendar pistas e caminhos, numa reflexão conjunta sobre o problema da tomada de decisão individual.

Local: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (Sala Gonçalves Guimarães)

Abril 06 2019

Data: Abril 6, 2019
Custo: Gratuito