Tardes de Matemática: O Universo enquanto Laboratório Matemático

Tardes de Matemática: O Universo enquanto Laboratório Matemático

Resumo
A Matemática e a Astronomia têm uma relação forte e secular. Durante muitos séculos os astrónomos eram matemáticos que construíam modelos para a reprodução das observações astronómicas, em particular no que dizia respeito aos corpos do Sistema Solar. Era, dizia-se, o ato de “salvar as aparências”. Quando pensamos nos trabalhos, entre tantos outros, de Eratóstenes, Copérnico, Kepler, Newton, Le Verrier ou Einstein constatamos que o Universo tem sido um extraordinário palco onde a Matemática e a Astronomia se entrelaçam numa dança em favor da Ciência. E muito para além das aparências. Nos tempos mais modernos, podemos continuar a invocar esta ligação, por exemplo, nas descobertas de planetas extrassolares (1995), de ondas gravitacionais (2016) ou da sombra de um buraco negro (2019). Nesta palestra discutiremos alguns destes exemplos e do seu impacto no fortalecimento do conhecimento humano.

João Fernandes
Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Sessão Zoom, ID: 893 6441 6074

Este colóquio é organizado pela Delegação Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática em colaboração com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Novembro 28 2020

Data: Novembro 28, 2020
Evento Categorias: , , , ,

Sociedade Portuguesa de Matemática (SPMC)