qua 30 outubro 15h30, 18h30, 21h30

A Autoria no Cinema — Mostra de Cinema Documental Brasileiro

Coordenação A Autoria no Cinema Mostra de Cinema Documental Brasileiro Luísa Neves Soares

Coordenação Sessões do Carvão Sérgio Dias Branco, Luísa Lopes

Produção Faculdade de Letras da UC (Curso de Estudos Artísticos e Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas/LIPA), TAGV

auditório TAGV

duração aprox.

M

Evento de um dia, numa parceria LIPA/TAGV que traz à Universidade de Coimbra a Investigadora e Professora Cecilia Sayad (University of Kent) juntando uma comunicação académica, o debate

crítico e uma mostra de cinema documental de autores brasileiros de uma nova geração,

tendo como transversal a ideia da autoria no cinema e da figura do autor enquanto presença assumida no resultado fílmico.

15h30 Comunicação + filme

Convidada Cecilia Sayad (University of Kent) — Autoria como Performance

As Últimas Conversas de Eduardo Coutinho (2015)

18h30 A auto-inscrição do autor

Convidado Sérgio Dias Branco (UC/ CEIS20/IFILNOVA)

Boca de Fogo de Luciano Perez Fernandez (2017, 17’)

Abissal de Arthur Leite (2016, 17′)

O Futebol de Sérgio Oskman, Carlos Muguiro (2015, 1h10)

Conversa pós-filmes

21h30 O Autor e o País

Convidada Michelle Sales (CEIS20/ UFRJ)

Travessia de Safira Moreira (2017, 4′)

Brasil de Letícia Simões (2018, 9′)

Quem Matou Eloá? de Lívia Perez (2015, 25′)

Por Detrás da Linha de Escudos de Marcelo Pedroso (2017, 1h40)

Conversa pós-filmes

O carvão é escuro. Também estas sessões são escuras, iluminadas apenas pela luz do projetor. Esta atividade propõe um encontro mensal com um convidado, ligado ao ensino, investigação, produção, distribuição, exibição ou preservação do cinema. A projeção de um filme (ou conjunto de filmes) é seguida de um comentário do convidado, que serve de ponto de partida para a conversa posterior com o público. Com esta nova série de Sessões do Carvão, pretende gerar-se discussões críticas sobre o cinema, valorizando o cruzamento entre a investigação e a prática, a experiência e o discurso.

Outubro 30 2019

Data: Outubro 30, 2019