Sessões Criativas “Livro do Desassossego”

Sessões Criativas “Livro do Desassossego”

Três sessões criativas oferecem o pretexto ideal para ler e interpretar fragmentos do “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa, de forma dinâmica e colaborativa. Pelas 20h dos dias 13, 20 e 27 de maio, o projeto Fragmentos em Prática desafia académicos, escritores, leitores assíduos de Fernando Pessoa e simples curiosos a (re)descobrir esta obra biográfica do poeta português.

Os encontros servem-se do Arquivo LdoD como plataforma que dá aos participantes a oportunidade de se apropriarem do “Livro do Desassossego”, selecionando fragmentos, acedendo a originais e a transcrições e chegando mesmo a escrever novos textos poéticos.

As sessões criativas “Livro do Desassossego” estão enquadradas no MATLIT LAB: Laboratório de Humanidades, uma iniciativa do doutoramento em Estudos Avançados em Materialidades da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Primeira sessão, 13 de maio, 20h

• Apresentação das funcionalidades do Arquivo LdoD através de tutoriais em vídeo com 90 minutos de duração;
  • Acompanhamento da apresentação através de um grupo online de apoio e troca de ideias.

Segunda sessão, 20 de maio, 20h

• Edição colaborativa da coletânea “Não tendo o que fazer”, produto da introspeção e do recolhimento a que obriga a pandemia mundial.

Terceira sessão, 27 de maio, 20h

• Criação de ‘gifs’-poemas por meio da leitura, anotação e remistura dos fragmentos do Arquivo LdoD;
  • Utilização de ‘softwares’ de tratamento de imagem, ilustração e composição videográfica.

As atividades das sessões desenvolvem-se em torno de uma premissa de colaboração e participação coletiva. Mais informações em: https://matlit.wordpress.com/2020/05/05/sessoes-online-arquivo-ldod/.

Maio 13 2020

Data: Maio 13, 2020