Seminário Aberto “Literatura Africana e Tradição Oral”

A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Seminário Aberto “Literatura Africana e Tradição Oral”

“Literatura Africana e Tradição Oral” é o tema do seminário aberto via Zoom, que vai decorrer entre as 17h e as 20h do próximo dia 10 de março. Partindo do texto “A Tradição Viva”, escrito pelo filósofo do Mali Amadou Hampaté Bâ, a sessão procura refletir sobre a importância da tradição oral nas literaturas africanas.

O seminário conta com Raja Litwinoff, mestre em Línguas e Literaturas Românicas e consultora de desenvolvimento comunitário em vários países africanos. Para além da ativista na promoção das literaturas africanas em Portugal, a sessão convida outros dois oradores – cada um deles com uma relação muito peculiar com a tradição oral africana:

  • Braima Galissa, griot oriundo da Guiné-Bissau, detentor da história do povo mandinga (e não só), partilhará o seu papel na sociedade guineense e as suas experiências com a “história falada”;
  • Zetho Cunha Gonçalves, poeta angolano que encontrou a poesia através da voz humana das tradições orais nganguela, irá aprofundar as suas influências e inspirações.

Braima Galissa e Zetho Cunha Gonçalves estarão também disponíveis para responder às perguntas do público.

Organizado no âmbito do Programa de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa, em cooperação com Engagement Global, o seminário é aberto a estudantes de todos os ciclos com interesse nas culturas e literaturas africanas.

 

Referências bibliográficas do texto:

Amadou Hampaté Bâ: “A tradição viva”. In: Joseph Ki-Zerbo (org.): História geral da África I. Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010, p. 167-212. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190249.

Março 10 2021

Detalhes

Data: Março 10, 2021
Hora: 17:00 - 20:00
Evento Categorias: , , , , ,
Evento Tags:, , ,

Organizador

Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa