ROTEIROS DO CONHECIMENTO – MATEMÁTICA E PATRIMÓNIO

ROTEIROS DO CONHECIMENTO – MATEMÁTICA E PATRIMÓNIO

O comité UNESCO Matemática do Planeta Terra associa-se  ao programa Roteiros do Conhecimento oferecendo um programa gratuito de percursos dentro do tema Matemática e Património, a ter lugar simultaneamente em Coimbra, Porto e Lisboa, no dia 19 de Setembro às 15H00.

COIMBRA

Euclides em azulejos
Vamos conhecer um conjunto de azulejos datados do século XVII, baseados na obra “Os Elementos” de Euclides, bem como o seu lugar na História. A maior parte dos azulejos desta colecção que se conhecem fazem hoje parte da exposição permanente do Museu Nacional Machado de Castro, mas há mais alguns no Museu do Azulejo e também ao cuidado de particulares. Sabe-se hoje que estes azulejos foram mandados fazer pela Companhia de Jesus para o ensino de Matemática naquela instituição.
Depois de uma primeira sessão que nos dará a conhecer a sua história, iremos conhecer estes azulejos numa visita guiada no Museu Nacional Machado de Castro. A sessão será conduzida por António Leal Duarte (Universidade de Coimbra).
Ponto de encontro | Museu Nacional Machado de Castro
Inscrições | geral@museudaciencia.org

LISBOA

Visita guiada à Aula da Esfera

Visita e explicação histórica, no local, de uma das mais importantes e emblemáticas instituições educativas e científicas da história portuguesa. A sessão será conduzida por Henrique Leitão (Universidade de Lisboa).

Ponto de encontro | Átrio do edifício da Biblioteca do Hospital de São José, Lisboa
PORTO
A Matemática dos azulejos
O património constituído pelas fachadas das casas portuguesas com azulejos pode ser analisado de vários pontos de vista. O Atractor iniciou um projecto que analisa do ponto de vista matemático os padrões encontrados. O projeto centrou-se em Ovar (incluindo a praia do Furadouro), mas as ferramentas desenvolvidas permitirão estendê-lo a outras localidades.
Será feita uma exposição do projeto e de algumas das conclusões tiradas, por exemplo, a de que  o número de tipos de frisos e padrões diferentes encontrados, na recolha feita a partir de 712 casas e de 724 azulejos quadrados (ou rectangulares) foi, ao todo, de apenas 18. Mas o mais interessante é talvez referir que o número dos tipos diferentes daqueles, que sabemos que poderiam estar e (ainda) não foram encontrados é de apenas um padrão (e nenhum friso)!
A sessão será conduzida por Manuel Arala Chaves  (Associação Atractor).
Ponto de encontro | Receção da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, Rua do Campo Alegre, 1191, Porto
Inscrições | info@mhnc.up.pt
ROTEIROS DO CONHECIMENTO
Programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da Cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida os portugueses a descobrirem o património nacional. Coordenado pelo MUHNAC-ULISBOA esta é uma iniciativa organizada em estreita parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 15H00