Rio Acima: Pelos Meandros do Zêzere

Rio Acima: Pelos Meandros do Zêzere

No âmbito do projecto “Por este Rio Acima: Património Natural e Água“, promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Ciência e Tecnologia, o RÓMULO organiza uma visita ao Zêzere.

A actividade “Meandros do Zêzere” vai abordar toda a perspectiva evolutiva do Rio, assim como o afluente mais importante nesta área, a Ribeira da Isna.

Lotação limitada a 20 pessoas
Participação Gratuita, mas de INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA:

Durante a visita, serão focados os seguintes pontos:
– A qualidade da água;
– A evolução dos ecossistemas terrestres e sobretudo aquáticos;
– Os efeitos da introdução de espécies exóticas na região e a sua influência nos ecossistemas locais;
– A geologia local, com destaque para alguns pontos visíveis nos percursos interpretativos, assim como a utilização actual destes cursos de água.

Em paralelo, poderemos ver os efeitos das alterações climáticas, do abandono nas áreas agrícolas e florestais, com o destaque para o impacto dos incêndios florestais e a consequente resposta dos ecossistemas a esses efeitos.
Dado que a albufeira é salvaguardada por um plano de ordenamento, são visíveis as medidas de protecção contra as actividades poluentes, comparativamente com outras linhas de água do território nacional.

PROGRAMA:

08:00h – Concentração na Praça D. Dinis – Universidade de Coimbra
08:15h – Saída para Trízio em autocarro da empresa Moisés Correia de Oliveira
09:45h – Chegada ao Centro Náutico do Zêzere
10:00h – Concentração no Centro Náutico do Zêzere, no Trízio. Início da travessia fluvial até Isna Velha 10:15h – Chegada a Isna Velha e início de percurso pedestre
12:30h – Chegada a Fernandaires e regresso de barco
13:00h – Almoço
15:00h – Regresso a Coimbra

Nota: Aconselhamos o uso de calçado confortável e apropriado para o percurso pedestre.

Para mais informações: 239 410 699

Outubro 06 2018