Relógios Químicos

Relógios Químicos

Palestra “Relógios Químicos” com o Professor José Teixeira Dias Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em Geral

RESUMO DA PALESTRA:
Nem sempre as reações químicas são “vias de sentido único”, como vulgarmente são entendidas. Reações com mecanismos complexos manifestam, por vezes, oscilações das concentrações de espécies intermédias que, em determinadas condições, podem manifestar-se indefinidamente, com períodos regulares, como se tratassem de verdadeiros relógios químicos! Além disso, tais reações químicas podem exibir padrões especiais que variam no tempo e/ou no espaço, de modo periódico.
Investigações científicas realizadas nos anos 80 e 90 do século passado permitem concluir que o nosso organismo funciona como um relógio interno sincronizado com micro-relógios nas células do corpo humano, manifestando-se através de vários ritmos circadianos, fisiológicos e comportamentais. Desregular o relógio interno do nosso organismo pode ter graves consequências na saúde. Pelo contrário, respeitar o relógio interno de cada um de nós, não só no dia-a-dia, como também na administração de terapias médicas ajuda a preservar a saúde e reduzir substancialmente os efeitos secundários de fármacos e radiações.

Setembro 19 2018

Data: Setembro 19, 2018