Phenomena…Sobre Alterações Climáticas

Phenomena…Sobre Alterações Climáticas

A partir do dia 15 de Outubro, e até ao dia 10 de Novembro, estará patente no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) uma exposição fotográfica intitulada Phenomena…Sobre Alterações Climáticas.

A exposição itinerante, que mostra várias dimensões das alterações climáticas, foi inaugurada em Évora no ano de 2019 e é agora trazida para Coimbra por Janine Pereira da Silva (CBMA, Universidade do Minho) e Daniela Rodrigues (CIAS, Universidade de Coimbra), com o apoio do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, o Centro de Investigação em Antropologia e Coimbra (CIAS-UC), o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UC) e o Centro de Ecologia Funcional (CFE-UC).

Phenomena é o resultado de um concurso de fotografia organizado pelo movimento ecoVerney (Universidade de Évora) em colaboração e com o apoio de várias entidades públicas e privadas. Das 200 imagens enviadas por fotógrafos amadores e profissionais foram selecionadas 30 para integrarem a exposição, representando várias dimensões e olhares que, de forma direta ou metafórica, ilustram o desafio atual das alterações climáticas. Esta iniciativa pretende desafiar a comunidade a focar a atenção nas mudanças ambientais em Portugal através da fotografia, trazendo uma dimensão que vai para além daquilo que são as explicações da ciência.

A exposição é uma forma de homenagear o Professor João Corte-Real da Universidade de Évora, primeiro climatólogo português e investigador de grande relevância nacional e internacional, falecido em 2018. A comunidade científica é unânime em afirmar que o impacto das alterações climáticas coloca em risco a vida na Terra e que é urgente compreender e pensar em soluções integradas e inclusivas a estes desafios. Prova disso é a recente abertura do Mestrado em Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

A exposição Phenomena tem entrada livre e está aberta ao público em geral.

Outubro 15 2021

Início: Outubro 15, 2021 às 14:00