Os Filhos do Colonialismo — de André Amálio/Hotel Europa

Os Filhos do Colonialismo — de André Amálio/Hotel Europa

uma espécie de memória em segunda mão. Nesta nova criação, Hotel Europa investiga a relação que as gerações pós 25 de abril têm com o colonialismo português e as memórias que lhes foram transmitidas desses tempos

14, Fevereiro 2020

HORÁRIO
21H30

DURAÇÃO

FAIXA ETÁRIA
M12

No seu livro “The Generation of Postmemory” (“Geração Pós-Memória”), Marianne Hirsch define o conceito de pós-memória como “a relação que a geração seguinte tem com o pessoal, o coletivo e o trauma cultural daqueles que vieram antes – experiências que são lembradas apenas através de histórias, imagens e comportamento daqueles com quem cresceram”. Uma espécie de memória em segunda mão.

Nesta nova criação, Hotel Europa investiga a relação que as gerações pós 25 de abril têm com o colonialismo português e as memórias que lhes foram transmitidas desses tempos. Este é um espetáculo de teatro documental que trabalha a partir de uma extensa e contrastante recolha de testemunhos. Em palco estão os próprios entrevistados a discutir as suas biografias e as dos seus pais, refletindo como é que o passado colonial se reflete em Portugal e na Europa de hoje, assim como nos movimentos que exigem a descolonização da história e do pensamento dos antigos países imperiais.

Local auditório TAGV Criação André Amálio Cocriação, movimento Tereza Havlíčková Interpretação Celise Manuel, Cláudia Cláudio, Joana Mealha dos Santos, Paulo Estrela Janganga, Patrícia Cuan, Soraia Ismael Cenografia, figurinos Maria João Castelo Desenho de luz, direção técnica Joaquim Madaíl Produção Hotel Europa Coprodução Culturgest Apoio à residencia Biblioteca de Marvila, DeVIR/CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, Largo Residências, O Espaço do Tempo Fotografia Vera Marmelo

PREÇO
€7
€5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10, desempregado, parcerias