O Rei da Vela — Clube de Leitura Teatral

duração aprox. 1h30
todos os públicos

inscrições para leitores clube.leitura.teatral@gmail.com

Oswald de Andrade, autor de “O Rei da Vela”, formou com Mário de Andrade a dupla do movimento modernista de 1922. Algumas de suas experiências literárias, nomeadamente aquelas produzidas sob o efeito de compromissos ideológicos mais explícitos, apresentam formas mais tradicionais. No entanto, o melhor de sua arte é, sem dúvida, a renovação da ficção brasileira, tão intensa que o tornou incompreensível aos seus contemporâneos e, para muitos, ainda hoje.

A importância e a força de “O Rei da Vela” pode ser medida pela dupla condição de marco cultural que a obra possui. Escrita em 1933, foi pioneira na aplicação ao teatro dos conceitos mais radicais do vanguardismo estético defendido por Oswald e seus colegas desde a Semana de Arte Moderna de 1922. Encenada apenas em 1967 pelo grupo teatral Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Correa, também causou uma verdadeira revolução na arte dramática brasileira.

António Mercado é o convidado para dirigir a sessão do Clube de Leitura Teatral, a iniciativa que junta o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite, acontece mensalmente, com leituras informais dedicadas a textos de um dramaturgo/escritor. O objetivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

Novembro 05 2019

Data: Novembro 5, 2019