O desafio das alterações climáticas no século XXI e seguintes

O desafio das alterações climáticas no século XXI e seguintes

Filipe Duarte Santos profere Conferência de Abertura do ano letivo na FEUC

De modo a assinalar o início do novo ano letivo e a mobilizar a comunidade académica, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) planeou um variado programa de atividades de acolhimento e integração dos/as estudantes, a realizar nos seus espaços. As iniciativas estendem-se por cerca de três semanas, a partir da abertura das aulas, dia 20 de setembro.

É objetivo da FEUC restabelecer dinâmicas presenciais, atrair os estudantes em condições de segurança e promover o debate sobre as grandes questões do tempo que vivemos e dos desafios que se desenham para o nosso futuro comum, nomeadamente a sustentabilidade ambiental e climática. São várias as ligações da FEUC, em termos de investigação e ensino, ao tema das alterações climáticas: vários investigadores do CeBER, das áreas da Economia e Gestão (Centre for Business and Economics Research) trabalham em economia do ambiente, energia e sustentabilidade e em diversos programas de doutoramento e mestrado da FEUC, das áreas da Sociologia e das Relações Internacionais, as questões da “paz sustentável”, do ambiente e dos direitos humanos merecem um claro destaque. Acresce que dois Docentes da FEUC são membros do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), José Reis e Patrícia Pereira da Silva.

Nesse sentido, no próximo dia 22 de setembro, pelas 17h, o professor Filipe Duarte Santos profere a conferência de abertura do ano letivo 2021/22, intitulada “O desafio das alterações climáticas no Século XXI e seguintes”.

O professor Filipe Duarte Santos é professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UL), Presidente do CNADS e Diretor do Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável das Universidades de Lisboa e Nova de Lisboa. Foi review editor do 5º Relatório do Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (IPCC). Integra o grupo de investigação Climate Change Impacts, Adaptation and Modeling (CCIAM), do “Center for Ecology, Evolution and Environmental Changes” (cE3c) da UL. Publicou mais de 160 artigos científicos em revistas internacionais indexadas e vários livros de Física, Alterações Globais e Alterações Climáticas. Dois dos seus livros mais recentes intitulam-se Time, Progress, Growth and Technology. How Humans and the Earth are Responding (Springer, 2021) e Alterações Climáticas (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2021).

A conferência decorrerá no auditório da FEUC, mediante convite e reserva de lugares. A sessão também terá transmissão em streaming, através do canal Youtube.

O programa que assinala o arranque do ano letivo 2021-22 na FEUC tem como parceiros o Diário As Beiras, o Diário de Coimbra, o Notícias de Coimbra e a RUC.

Setembro 22 2021

Data: Setembro 22, 2021