O Bairro da Tabela Periódica

O Bairro da Tabela Periódica

Texto Manuel João Monte
Encenação Mário Montenegro
Interpretação Diana Narciso, Filipe Eusébio, Mafalda Canhola, Miguel Lança, Nuno Geraldo, Pedro Lamas, Tânia Cardoso
Cenografia, figurinos, adereços, imagem Pedro Andrade
Música, sonoplastia Marcelo dos Reis
Iluminação, direção técnica João Teixeira
Produção marionet
Produção executiva, comunicação Francisca Moreira
Apoio TAGV, Teatro Helena Sá e Costa, Câmara Municipal de Oeiras

Espetáculo integrado no Programa oficial das Comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, apresentada em 1869 por Dmitri Mendeleiev
auditório TAGV
duração aprox. 1h25
M12

A ação divide-se entre uma sala de aula (de química, pois claro!) e uma reunião de condomínio da tabela periódica – numa analogia entre os elementos da tabela e os blocos de um bairro habitacional – onde os intérpretes personificam elementos químicos, cujas características, inevitavelmente, se cruzam com as propriedades dos elementos que representam. Em ambos os espaços, divertida e construtivamente, fala-se de história, canta-se ópera, explora-se a química e debate-se a atualidade.

No ano em que se comemora o 150.º aniversário da criação da Tabela Periódica – proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Ano Internacional da Tabela Periódica – a marionet foi convidada pela Sociedade Portuguesa de Química e pelo Professor Manuel João Monte, autor do livro “O Bairro da Tabela Periódica”, para levar a cena um espetáculo de teatro baseado nesta obra.

5 Público Geral
€3 Estudantes