O Bairro da Tabela Periódica

• Este evento já passou.

O Bairro da Tabela Periódica

Conversa à volta da peça de teatro intitulada “O Bairro da Tabela Periódica” com estreia marcada para dia 19 de Setembro, no auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, e será apresentada no Teatro Académico de Gil Vicente – TAGV nos dias 26 e 27 de Setembro.

A conversa será entre o autor, Manuel João Monte, professor de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e o encenador da companhia de teatro Marionet de Coimbra, Mário Montenegro, com participação do público. Carlos Fiolhais, professor de Física da Universidade de Coimbra e director do RÓMULO, será o moderador da conversa.

Neste Ano Internacional da Tabela Periódica – 2019, que também está a ser celebrado em Portugal, venha saber como a ciência pode aparecer em palco, de uma maneira leve e apelativa.

Os participantes perceberão melhor o desafio que é fazer uma peça de teatro à volta da ciência.

O evento destina-se ao público geral e é de entrada livre.

RESUMO:

Um bairro, 118 elementos (dois femininos), seis cenas em dois actos. O autor, Manuel João Monte, inventou uma história que quer ser uma peça de teatro divertida sobre a tabela periódica. A marionet, grupo de teatro com vasta experiência de peças de “teatro sobre ciência, pôs a peça em palco, estando previstas apresentações em Lisboa, Coimbra e Porto. A acção é muito simples: uma reunião dos blocos de elementos da Tabela Periódica é vista como uma reunião do condomínio. Há problemas no bairro… O projecto é patrocinado pela Sociedade Portuguesa de Química, impulsionadora em Portugal do Ano Internacional da tabela Periódica.

setembro 09 2019

Data: setembro 9, 2019