Noite Europeia dos Investigadores 2019 [Museu da Ciência]

Noite Europeia dos Investigadores 2019 [Museu da Ciência]

10 anos de NEI em Coimbra

Em 2009 os Cientistas subiram ao Palco em Coimbra na primeira Noite Europeia dos Investigadores na cidade. Desde então a ciência volta a sair à rua na última sexta-feira de setembro, numa comemoração que aproxima o público dos cientistas num convívio informal, lúdico e educativo.

No próximo dia 28 de setembro o Museu da Ciência volta a receber diversas atividades dedicadas ao tema CIÊNCIA NA CIDADE. Esta temática foca as principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como fator essencial à sustentabilidade.

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra associa-se ao consórcio do projeto SCICITY – CIÊNCIA NA CIDADE, coordenado pela Universidade de Lisboa através do MUHNAC-ULisboa.

O Museu da Ciência organiza as suas atividades em conjunto com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Rómulo – Centro Ciência Viva, o Museu Nacional de Machado de Castro, e na Figueira da Foz, o Núcleo Museológico do Mar.

15H00
Visita guiada à coleção de Antropologia do Museu da Ciência (mediante reserva*)

17H00
Lançamento do livro ‘Rios de Portugal: Comunidades, Processos e Alterações’, por Maria João Feio e Verónica Ferreira, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra (entrada livre)

NOITE
21H00 às 00H00
ATIVIDADES MÃOS NA MASSA
Os investigadores mostram um pouco do seu trabalho, e convidam o público a participar em experiências de antropologia, biologia, engenharia, história, neurociências e muitas mais.

SPEED DATING COM CIENTISTAS
Os investigadores conversam com o público sobre os seus projetos de investigação e respondem às suas perguntas.

VISITAS GUIADAS
Visitas aos diferentes espaços do Museu da Ciência (mediante reserva*):
21H30

Exposição “Visto de Coimbra”
21H30
Exposição “Histórias de Expedições Botânicas”
22H00
Gabinete Vandelli e Sala das Viagens
22H30
Gabinete de Física

MAIS INFORMAÇÕES

*Reservas através dos contactos: