NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2018

NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2018

No próximo dia 28 de setembro, a ciência volta a sair à rua numa comemoração que aproxima o público dos cientistas num convívio informal, lúdico e educativo.

CIÊNCIA NA CIDADE é o tema da Noite Europeia dos Investigadores 2018, que visa aproximar investigadores e sociedade em diversas atividades a ter lugar na última sexta-feira de setembro. A temática procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como fator essencial à sustentabilidade.

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra associa-se ao consórcio do projeto SCICITY – CIÊNCIA NA CIDADE, coordenado pela Universidade de Lisboa através do MUHNAC-ULisboa, e dedicado ao tema Preservação do património cultural.

O Museu da Ciência da UC organiza as suas actividades de 2018 em conjunto com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Rómulo – Centro Ciência Viva, o Museu Nacional de Machado de Castro, e na Figueira da Foz, o Núcleo Museológico do Mar e o Mercado de Buarcos. Em todos estes espaços estarão cientistas de centros de investigação da Universidade de Coimbra para celebrar mais uma grande festa dedicada à Ciência.

PROGRAMA (MUSEU DA CIÊNCIA)

EXPOSIÇÕES
Segredos da Luz e da Matéria
Esta exposição permanente explora o tema da luz e da matéria, a partir dos objectos e instrumentos científicos das colecções da Universidade de Coimbra.
Visto de Coimbra
A exposição Visto de Coimbra – os Jesuítas entre Portugal e o Mundo tem o seu foco sobre a Companhia de Jesus, que ocupou os espaços onde hoje está instalado o Museu da Ciência da UC.

OBSERVAÇÕES ASTRONÓMICAS
Observe o céu e conheça alguns dos seus segredos com a Alpha Centauri.

SPEED DATING COM CIENTISTAS
Investigadores da UC em curtas conversas com o público.

ATIVIDADES HANDS ON

21h00 > 00h00

Os investigadores da UC mostram um pouco do trabalho que fazem, e convidam o público a participar em experiências de antropologia, biologia, engenharia civil, história, neurociências e muitas mais. Venha ver, tocar e experimentar ciência!

Programa completo aqui

MAIS INFORMAÇÕES