NEI – Da China à Vacina

NEI – Da China à Vacina

No âmbito da Noite Europeia dos Investigadores, realiza-se via Zoom a palestra intitulada “Da China à Vacina” com Epidemiologista Manuel Carmo Gomes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Carlos Fiolhais, Director do RÓMULO, será o anfitrião e moderador do diálogo entre a audiência e o convidado. Permanecendo confinado em sua casa, informe-se ligando-se a esta palestra de um investigador português que tem acompanhado o processo pandémico.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

Acesso à sessão no Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85906101351
ID da reunião: 859 0610 1351

RESUMO DA PALESTRA:
Sabemos que a actual pandemia que a todos preocupa foi causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 que teve origem na China. A doença espalhou-se rapidamente a todo o mundo, tendo sido amortecida por confinamentos mais ou menos drásticos. Os epidemiologistas estudaram e estudam a propagação viral e fizeram algumas previsões, embora com algum grau de incerteza. Vivemos agora uma segunda vaga da pandemia e uma questão relevante consiste em saber quando se atingirá o respectivo máximo. A vacina é, neste momento, uma esperança que a ciência nos oferece, mas várias questões sobre ela estão ainda pendentes.

BIOGRAFIA SUMÁRIA:
Manuel Carmo Gomes, licenciado em Biologia, é professor de Epidemiologia e Doenças Infecciosas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Faz parte da equipe encarregue de estabelecer a chamada Reserva Nacional de Medicamentos e a Comissão Técnica de Vacinação que presta assessoria à Direção-Geral da Saúde (DGS) e, nesse âmbito, tem vindo a acompanhar várias crises epidemiológicas com os profissionais da DGS e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Foi graças ao seu estudo rigoroso e fundamentado sobre o que se estava a passar na China, para poder transmitir aos seus alunos, que foi convidado a ingressar no grupo que auxilia o governo sobre a pandemia. Tem sido um dos mais eficazes comunicadores de ciência nesta crise sanitária.

Novembro 27 2020

Data: Novembro 27, 2020