Módulo Nuclear de Réperage / Scouting (8h) c/ Tiago Santos, Martim Santos, Margarida Augusto

Resumo da formação

A rodagem ou “produção” de um filme, no sentido mais estrito do termo, corresponde à fase de realização de um filme ou produto audiovisual em que são produzidos os sons e as imagens base que irão compor a obra final.

Neste módulo procurar-se-á articular o conhecimento dos módulos anteriores com a resposta às necessidades de produção do projecto colectivo. Assim, serão abordados temas relacionados com a fase de pré-produção/produção de um filme como a planificação das filmagens (plano de trabalho e levantamentos), localização de décores, decoração e guarda-roupa e caracterização de personagens. Em suma deverão ser identificados e analisadas todas as condições para que as filmagens possam ser planeadas de forma optimizada. Deverão ainda ser abordados temas directamente relacionados com as filmagens, gestão de prioridades e imprevistos (questões meteorológicas, atrasos, adaptação constante do plano de trabalho às necessidades) na óptica da lógica de produção.

Objetivos

Identificar, Analisar e Definir os vários palcos necessários para a produção da curta-metragem salvaguardando a satisfação de todas as necessidades de produção

Plano de Sessão

1. O que é um décor?
2. Décors funcionais e não funcionais
3. Logística: deslocações, transporte, materiais, alojamento, alimentação e outras necessidades externas à produção.
4. análise do guião com ênfase na continuidade, décors e cenários.
5. identificação de décors potenciais
6. visita aos décors