Módulo Nuclear de Realização (40h) com Paulo Castilho

Módulo Nuclear de Realização (40h) com Paulo Castilho

Resumo da formação

Desde o seu aparecimento em 1896 que a “sétima arte” é considerada a mais complexa forma de expressão artística. Visual, sonora, memorável, inspiradora, modificadora de indivíduos e gerações.
Uma linguagem tão impactante na sociedade contemporânea, que é adoptada pela maior parte dos meios de comunicação e expressão visual, desde a televisão, publicidade, mercado de videojogos, influenciado mesmo até a literatura, a música, a pintura, a dança, a escultura, a arquitetura.
Uma arte que incorpora e usa, técnicas e formas de expressão “aprendidas” noutras artes, na criação, no planeamento, na execução, na “relação com o público”, na linguagem e na materialização de uma infinidade de emoções.
E se durante anos, fazer filmes era uma arte acessível apenas a alguns… Hoje, com a quantidade de meios técnicos disponíveis, é possível produzir mesmo com menos recursos, trabalhos tão interessantes que chegam às salas de cinema.
Mas fazer cinema, a arte ou a ciência de fazer filmes, exige na verdade uma série de conhecimentos e competências, técnicas e artísticas, assim como metodologias de observação, análise e criação.
Neste módulo serão abordadas as competências necessárias para a coordenação criativa e técnica de toda a equipa de filmagens (imagem e som), impondo uma unidade estética e uma organização funcional às contribuições de todos os que colaboram na produção do filme. Neste módulo tratar-se-ão os conhecimentos e competências necessárias a essa coordenação, assim como à coerência artística de todos os materiais que resultarão da rodagem, abrangendo áreas que irão, do ponto de vista organizativo, desde a planificação das filmagens à organização do dia de rodagem e dos meios e colaboradores necessários à mesma no plateau.

Objetivos

Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a realização de um filme de baixo orçamento usando como caso prático a produção definida nos módulos anteriores.
Cada formando deverá realizar uma parte de uma curta-metragem e dirigir atores. Além da realização, irá experimentar as diversas tarefas de uma equipa de rodagem (som, anotação, câmara, etc.).

Plano de Sessão

• A linguagem e Estética Cinematográfica. A Direção de Fotografia, Arte, Musica e Som – Opções e Escolhas.
  • Os planos e enquadramentos. Composição e Opções Narrativas.
  • Estrutura Humana e Técnica de uma produção cinematográfica.
  • O guião e a sua estrutura. Script BreackDown.
  • As funções e competências do realizador.
  • Exercícios práticos de Direção de Atores.
  • Exercícios práticos de Realização.
  • Visualização e discussão das imagens produzidas.

Condições de Frequência

Condição Preço