Módulo Nuclear de Montagem 2 (16h) com João Braz

Módulo Nuclear de Montagem 2 (16h) com João Braz

Resumo da formação

A Montagem, sendo nuclear no Cinema, é quase sempre invisível e apenas se pode ter pistas por vezes da sua presença. Esta invisibilidade deve-se por um lado à relação com a linguagem clássica cinematográfica, de através da montagem se criar a ilusão da continuidade de espaço e tempo na acção de um filme e por outro lado, não estando presente, não sabermos o que aconteceu na sala de montagem. A montagem é em grande parte escolher, tomar decisões e eliminar. Sem estar presente neste processo de selecção e decisões permanente dificilmente poderemos ter uma noção precisa de como o montagem influenciou um filme.
A partir do filme que vai ser rodado no Cinemalogia, iremos explorar qual o papel da Montagem no processo criativo de um filme, como se interpreta o argumento e como se confrontam as expectativas e os resultados da rodagem do filme. Em conjunto durante o curso concluiremos a montagem desse filme e também de um teaser/trailer para a sua promoção.
Analisaremos os passos necessários do “workflow” de montagem e da relação com as outras áreas da pós-produção.
Faremos ainda uma viagem ao papel que a montagem desempenhou ao longo da história do cinema, e de como se desenvolveu a linguagem cinematográfica. Ao desenvolvimentos dos seus princípios teóricos e a da evolução técnica desde o cinema “primitivo” aos nossos dias.

Objetivos

Neste módulo serão concluídos os trabalhos iniciados no módulo “Montagem 1” e exibidos, com o intuito de escolher as versões que melhor funcionam com cada cena.

Plano de Sessão

25 de Maio