Módulo Nuclear de Marketing Cinematográfico e Distribuição (8h) com Nuno Gonçalves

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Módulo Nuclear de Marketing Cinematográfico e Distribuição (8h) com Nuno Gonçalves

Resumo da formação

Para além de uma atividade artística e tecnicamente exigente, a realização cinematográfica é também, na medida em que produz objectos que se destinam à exibição pública, em circuitos de distribuição/exibição sujeitos às leis do mercado, uma atividade fortemente afectada por questões comerciais. Neste módulo abordar-se-ão os mecanismos de promoção nacional e europeia de cinema de qualidade, e as estratégias de promoção e comercialização de cinema português em diferentes mercados ou circuitos de distribuição/exibição nacional e internacional.

Este módulo tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos fundamentais sobre métodos e estratégias de divulgação de obras cinematográficas. Após a frequência do módulo, os alunos estarão preparados para melhor considerar, conceber e desenvolver estratégias e acções de marketing, ao longo de todo o processo de produção do filme, desde a ideia/conceito base até à sua exibição. Será abordada a cadeia de valor do cinema e a importância do distribuidor. A conjuntura e as novas tendências. Os objetivos a atingir com o filme e a melhor estratégia a implementar na persecução desses objetivos. A avaliação da obra (enquanto produto comercial) e os materiais de promoção. Análise SWOT e plano de marketing. As questões basilares: data de estreia, número de salas de estreia e investimento em publicidade. São estes os temas que vamos discutir, recorrendo a bons e maus exemplos, e seguindo um modelo de negócio devidamente estruturado para distribuição de um filme.

Objetivos

Neste módulo os formandos deverão adquirir competências sobre os processos de Promoção de uma obra cinematográfica, bem como é possível a Participação em Festivais de Cinema e a sua Distribuição Comercial.

Plano de Sessão

  1. Definição de conceitos: produção, distribuição e exibição.
  2. Competências do distribuidor
    2.1 Programação
    2.2 Comunicação
    2.3 Promoção
    2.4 Orçamentação
  3. Estratégia de distribuição
    3.1 Aspectos gerais
    3.2 Orçamento de distribuição
    3.2 Estudo de caso
  4. Programação
    4.1 Escolha das salas e negociação com exibidores. Suporte de exibição: DCP, 35mm e outros suportes.
    4.2 Repport semanal e manutenção dos filmes em cartaz
    4.3 Marcações com auditórios municipais
    4.4 Marcações de grupos
  5. Comunicação
    5.1 Estratégia de comunicação com imprensa
    5.2 Estratégia de comunicação com críticos
    5.3 Estratégia de comunicação com público e definição de campanha de promoção e publicidade
  6. Promoção
    6.1 Público alvo: quem se quer atingir.
    6.2 Definição da campanha
    6.3 Estudo de Caso
  7. Publicidade e Parceiros de Promoção
    7.1 Plano de Meios
    7.2 Orçamento para Publicidade
    7.3 Identificação de Media Partners
    7.4 Outros Parceiros
    7.5 Estudo de caso
  8. Elementos técnicos de uma campanha
    8.1 Materiais
    8.2 Salas e bilheteiras

Condições de Frequência

Condição Preço
Público 65 €
Sócios 55 €
Estudantes 35 €
Sócios Estudantes 30 €
junho 29 2019

Local

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra

Pólo II – Pinhal de Marrocos
3030-290 Coimbra, Portugal

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Organizador

Centro de Estudos Cinematográficos
Telefone: 239 851 069
Email:
Website: Visitar Website do Organizador