Módulo Nuclear de Gestão e Concepção de Produções (8h) com Isabel Silva

Módulo Nuclear de Gestão e Concepção de Produções (8h) com Isabel Silva

Resumo da formação

O guião é a ferramenta base com a qual iniciamos o trabalho de pré-produção logística para a rodagem. É fundamental um bom planeamento e organização nesta fase, porque influencia o resultado final da obra. Existem muitas questões a fazer e a resolver… qual é a equipa técnica final e qual a relação de cada elemento com o chefe de produção? Casting: como se faz? Qual a melhor data para as gravações? Quais são as localizações ideais para os cenários do filme e onde/como encontrá-las (repérage)? Depois de termos os cenários escolhidos, como se faz uma localização técnica? Quais as prioridades, para sabermos como gerir um orçamento limitado? E se chover, o que fazemos? A quem pedimos autorizações? Por lei, quantas horas podemos gravar por dia? E se forem crianças? Enfim…. Por onde começar?
Assim, neste módulo vamos responder a todas estas questões, perceber a importância desta fase e o quão gratificante pode ser. Afinal, produção é o departamento que gere toda esta equipa e quem faz possível que o backstage das filmagens funcione de forma organizada. Por fim, vamos aprender a ler um guião desde o ponto de vista de produção, fazer o “breakdown” de cada cena (découpage), elaborar o calendário geral de produção, o plano geral de trabalho e como preparar cada dia da rodagem, adaptado-nos aos imprevistos. Bem como, um levantamento de necessidades e prioridades por cada departamento (arte, vestuário, fotografia, caracterização, som, figuração).

Objetivos

Os alunos, no final de sessão, terão que finalizar o plano geral de produção e ser capazes de dar início à correta pré-produção da curta-metragem deste curso, gerindo as prioridades e imprevisibilidades da melhor maneira.
Além disto, será dada uma noção geral de como levantar projetos, tanto de ficção como de documentários, antes de chegar à fase de pré-produção. Como fazer um dossier, como vender o meu projeto e arranjar financiamento? Quais as principais fontes de financiamento? E depois, como distribuir?

Plano de Sessão

Explicação das funções dentro do departamento de Produção;
Explicação das funções de cada elemento da equipa, dos restantes departamentos, e qual a relação entre eles e Produção;
Elaboração do breakdown|découpage do guião;
Definir as responsabilidades de cada equipa, como articular as necessidades de cada uma delas durante a pré-produção e aprender a definir prioridades;
Aprender a fazer repérage e localização técnica;
Orçamento, o que ter em conta?;
Licenças, seguros e autorizações;
Elaboração do calendário geral de produção (especificando todas as reuniões, ensaios, testes e compras necessárias até o dia 1 de rodagem);
Elaboração do plano geral de rodagem;
Simulação da elaboração das ordens de rodagem de cada dia;
Lista de compras de produção.

No fim de sessão, se houver tempo, serão dadas noções sobre o processo de financiamento dos projetos cinematográficos e as diferenças entre planificar a produção de um documentário e a produção de uma ficção.

Condições de Frequência

Condição Preço
Público 65 €
Sócios 55 €
Estudantes 35 €
Sócios Estudantes 30 €

Isabel Silva

Formada em Produção de Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Actualmente exerce funções de Direcção de Produção em cinema e é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Teatro e Cinema. Fez Direcção de Produção de filmes realizados por Miguel Gomes, Sandro Aguilar, Fernando Vendrell, Jorge Cramez, Miguel Fonseca, Verónica Castro e Helena Invernos, Mariana Gaivão, Raquel Jacinto e Paulo Guilherme.

Fevereiro 09 2019

Data: Fevereiro 9, 2019