Resumo da formação
O guião é a ferramenta base com a qual iniciamos o trabalho de pré-produção logística para a rodagem. É fundamental um bom planeamento e organização nesta fase, porque influencia o resultado final da obra. Existem muitas questões a fazer e a resolver… qual é a equipa técnica final e qual a relação de cada elemento com o chefe de produção? Casting: como se faz? Qual a melhor data para as gravações? Quais são as localizações ideais para os cenários do filme e onde/como encontrá-las (repérage)? Depois de termos os cenários escolhidos, como se faz uma localização técnica? Quais as prioridades, para sabermos como gerir um orçamento limitado? E se chover, o que fazemos? A quem pedimos autorizações? Por lei, quantas horas podemos gravar por dia? E se forem crianças? Enfim…. Por onde começar?
Assim, neste módulo vamos responder a todas estas questões, perceber a importância desta fase e o quão gratificante pode ser. Afinal, produção é o departamento que gere toda esta equipa e quem faz possível que o backstage das filmagens funcione de forma organizada. Por fim, vamos aprender a ler um guião desde o ponto de vista de produção, fazer o “breakdown” de cada cena (découpage), elaborar o calendário geral de produção, o plano geral de trabalho e como preparar cada dia da rodagem, adaptado-nos aos imprevistos. Bem como, um levantamento de necessidades e prioridades por cada departamento (arte, vestuário, fotografia, caracterização, som, figuração).
Objetivos
Além disto, será dada uma noção geral de como levantar projetos, tanto de ficção como de documentários, antes de chegar à fase de pré-produção. Como fazer um dossier, como vender o meu projeto e arranjar financiamento? Quais as principais fontes de financiamento? E depois, como distribuir?
Plano de Sessão
Elaboração do breakdown|découpage do guião;
Definir as responsabilidades de cada equipa, como articular as necessidades de cada uma delas durante a pré-produção e aprender a definir prioridades;
Aprender a fazer repérage e localização técnica;
Orçamento, o que ter em conta?;
Licenças, seguros e autorizações;
Elaboração do calendário geral de produção (especificando todas as reuniões, ensaios, testes e compras necessárias até o dia 1 de rodagem);
Elaboração do plano geral de rodagem;
Simulação da elaboração das ordens de rodagem de cada dia;
Lista de compras de produção.
No fim de sessão, se houver tempo, serão dadas noções sobre o processo de financiamento dos projetos cinematográficos e as diferenças entre planificar a produção de um documentário e a produção de uma ficção.
Condições de Frequência
Condição | Preço |
---|---|
Público | 65 € |
Sócios | 55 € |
Estudantes | 35 € |
Sócios Estudantes | 30 € |
Isabel Silva
Formada em Produção de Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Actualmente exerce funções de Direcção de Produção em cinema e é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Teatro e Cinema. Fez Direcção de Produção de filmes realizados por Miguel Gomes, Sandro Aguilar, Fernando Vendrell, Jorge Cramez, Miguel Fonseca, Verónica Castro e Helena Invernos, Mariana Gaivão, Raquel Jacinto e Paulo Guilherme.