Módulo Nuclear de Direção de Fotografia 1 (16h) com António Morais

Módulo Nuclear de Direção de Fotografia 1 (16h) com António Morais

Resumo da formação

A forma como as imagens serão captadas durante a rodagem será determinante para os resultados que se pretendem obter num dado projecto cinematográfico. Neste módulo serão abordados as competências e os conhecimentos técnicos e criativos mais directamente relacionados com a captação/registo de imagem, nomeadamente no que diz respeito aos diferentes tipos de equipamento utilizados. Ao longo do módulo serão abordados os seguintes tópicos:

• Tecnologia vídeo em aparelhos fotográficos híbridos e câmaras de cinematografia digital. Quando, como e o porquê da sua utilização na captação de imagens documentais.
  • Prós e contras da utilização deste tipo de tecnologia de captação de imagem em movimento.
  • Aprender a contornar os pontos fracos destas câmaras, através de acessórios e técnicas de iluminação e operação de câmara.
  • Análise de alguns projectos específicos, como exemplo das técnicas ensinadas.
Objetivos
No módulo de Direcção de Fotografia pretende-se que os formandos tenham uma introdução à disciplina. Dever-se-á abordar a linguagem cinematográfica e a forma como se constroem planos, enquadramentos e raccords sem descurar as técnicas de iluminação.Compreender a linguagem visual e o sentido de continuídade.

Plano de Sessão

• Câmaras;
  • Os sensores, formatos e tipos de sensor;
  • Workflow de produção (Settings de câmara);
  • Objectivas;
  • Acessórios para suporte de câmara;
  • Iluminação artificial contínua para entrevistas;
  • Workflow.

Condições de Frequência