Módulo Nuclear de Direção de Arte (8h) com Luísa Bebiano Correia

Módulo Nuclear de Direção de Arte (8h) com Luísa Bebiano Correia

Resumo da formação

O diálogo entre a Realização, Fotografia e Direcção Artística é essencial para criar uma base de trabalho sólida para os actores. O trabalho conjunto do Director de Arte e Director de Fotografia na criação de ambientes ajudará o Realizador a comunicar as suas intenções e a dirigir a sua equipa. Na Direcção de Arte, a escala e geometria dos décores, cores, tipo de adereçagem, entre outras variantes, são pensadas em função dos conceitos do Realizador e em função das necessidades técnicas do Director de Fotografia. Os décores têm de ser “filmáveis” e com os recursos disponíveis no momento.

Na Direcção de Fotografia, a escolha de objectivas, película, filtros e temperatura de luz, tipos de plano e movimentos de câmara vem materializar a visão do Realizador.
Neste módulo de Direcção de Arte pretende-se exemplificar como ocorre esta dialética e os benefícios desta. Para tal serão exibidos alguns exemplos resultantes desse diálogo e uma demonstração prática como, numa mesma situação, diferentes escolhas divergem para resultados díspares.

Objetivos

Compreender as competências da direção artística, especificidade e o seu enquadramento num projeto cinematográfico e adequar as mesmas em função do projecto em produção. Conseguir planear a produção olhando às necessidades da Direcção de Arte e das necessidades narratológicas inerentes.

Plano de Sessão

1 – O que é o departamento artístico, suas especificidades, terminologias e o seu enquadramento na produção de um projeto cinematográfico.
2 – Abordagem e desenvolvimento sobre a análise e estudo de um guião/argumento e sinopse.
3 – Discussão e trabalho do mesmo com o Realizador e Director de Fotografia e demais departamentos.
4 – Elaboração e desenvolvimento dos conceitos cenográficos gerais e específicos e estudos orçamentais assim como a elaboração dos mesmos.
5 – Projeção de imagens (filme ou fotografia) de um projeto executado pelo formador como Dir.Artístico, com explicação passo a passo dos métodos, processos que foram utilizados assim como contratempos e peripécias que são elementos indissociáveis de qualquer projeto cinematográfico

Condições de Frequência

Condição Preço
Público 65 €
Sócios 55 €
Estudantes 35 €
Sócios Estudantes 30 €

Luísa Bebiano Correia

Nasceu em 1978 em Coimbra, onde vive e trabalha. Licenciada em arquitectura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 2006 (Prémio Escolar Quartel Mestre General W. Elsden) e Doutoranda do Curso de Arte Contemporânea da mesma Universidade. Estudou Arquitectura no Politécnico de Torino, Itália (2002/2003), Guitarra Clássica e Composição no Conservatório de Música de Coimbra (1991-2006). Colaborou na Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra de 2001 a 2010. É autora de projectos de arquitectura, design e cenografia em atelier próprio e em estreita colaboração com o arquitecto João Mendes Ribeiro com quem estagiou nos anos 2006/2007. Desde 2009 integra frequentemente a equipa do realizador António Ferreira (Persona non Grata Pictures) na direcção artística de várias curtas e longas-metragens.

Fevereiro 10 2019

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra