Resumo da formação
Os títulos em cinema são uma peça crucial à introdução de um filme, estabelecem o ambiente e funcionam como um prelúdio à experiência que se lhes segue. A criação de títulos põe em confronto dinâmicas processuais do cinema e do design gráfico. Torna-se então importante conhecer mais a fundo temas como a tipografia e os motion graphics, bem como perceber técnicas de trabalho típicas do design, que facilitem a criação de uma peça coerente com o filme que está em processo. Este módulo propõe uma viagem pelos mais interessantes exemplos históricos de design de títulos e introduz as ferramentas teóricas e práticas para a elaboração de sequências de títulos originais.
Objetivos
Plano de Sessão
Apresentação
- Tipografia (introdução)
1.1 Movimentos modernos que quebraram a convenção tipográfica
1.2 Tipografia dinâmica e em movimento
1.3Tipografia temporal e transaccional
1.4 Fronteira: Imagem e texto
1.5 Tipografia expressiva (Case studies)
Exercício de tipografia e texto: Tipografia expressiva - Motion Design
2.1 História do Motion Design
2.2 Contexto contemporâneo – Multimédia
2.3 Motion design num contexto de projeto integrado
2.4 Motion Design Case Studies - Projeto Curta Metragem
3.1 Análise imagético
3.2 Definição de uma abordagem aos Titles
3.3 Definição do exercício e equipas
3.4 Construção de uma abordagem global e conceptual
3.5 Mood board, concept board e Storyboard
Condições de Frequência
Condição | Preço |
---|---|
Público | 65 € |
Sócios | 55 € |
Estudantes | 35 € |
Sócios Estudantes | 30 € |