MICRODia – 1º Dia Nacional da MICROSCOPIA no CNC

MICRODia – 1º Dia Nacional da MICROSCOPIA no CNC

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra vai organizar no próximo dia 22 de maio o evento MICRODia – 1º Dia Nacional da Microscopia, promovido pela Plataforma Portuguesa de Bioimagem (PPBI). Esta iniciativa inédita a nível nacional tem por objetivo trazer a escola à microscopia, através de demonstrações guiadas, e levar o conhecimento de volta na bagagem.

O evento pretende promover a área da microscopia e disseminar o conhecimento em ciências biológicas e no campo da bioimagem. O MICRODia permite abrir portas às escolas, que são convidadas a trazer os seus alunos para visitas às unidades de microscopia nacionais entre outras actividades propostas. O evento é dirigido a alunos do ensino secundário.

Numa sociedade cada vez mais dependente da tecnologia e da inovação científica, o cidadão deve tornar-se consciente da investigação que o rodeia. Perceber alguns dos avanços numa área em constante evolução e compreender de que modo “o que podemos ver hoje é muito mais do que aquilo que poderíamos ver há 10 anos atrás…como se os nossos olhos tivessem, em apenas 10 anos, passado por milhares de anos de evolução” são alguns dos motes do evento.

As actividades do MICRODia vão acontecer simultaneamente em todo país. Para além do CNC em Coimbra, a esta iniciativa juntam-se o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), o Instituto Superior Técnico (IST), a Faculdade de Ciências de Lisboa (FC-UL), o CEDOC – Chronic Diseases, Fundação Champalimaud (FC), o Instituto de Medicina Molecular (IMM), o Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), a Universidade de Aveiro (iBiMED), a  Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) e o i3S – Instituto de Inovação Investigação em Saúde.

“Desvendando os bastidores de doenças psiquiátricas”, “Explorar o autismo no laboratório: utilização de micro-cérebros”, “A dinâmica do cálcio intracelular em células neuronais. Uma janela com vista para a epilepsia” e “Morte celular: como a podemos visualizar ao microscópio?” são algumas das temáticas a ser exploradas no MICRODia do CNC.

A inscrição deverá ser feita através do email scicomm@cnc.uc.pt.

Maio 22 2019

Data: Maio 22, 2019