Mistérios Quânticos

Mistérios Quânticos

Palestra “Mecânica Quântica” com José Teixeira Dias, Professor jubilado da Universidade de Aveiro.

Entrada livre e destinada ao público em geral.

Súmula da palestra “Mistérios quânticos”
A mecânica quântica é a descrição do comportamento da matéria e da luz à escala atómica e subatómica. Com a compreensão da estrutura e propriedades da matéria a este nível, físicos, químicos e engenheiros físicos puderam inventar o laser, criar novos fármacos, desenvolver novos materiais, melhorar a autonomia das baterias elétricas, construir novos instrumentos de diagnóstico médico, viabilizar a comunicação em banda-larga, produzir muitas aplicações tecnológicas na área das telecomunicações, criar a Internet. A mecânica quântica é, sem sombra de dúvida, a teoria física de maior êxito no século 20. Contudo, os seus fundamentos continuam a suscitar grande interesse na comunidade científica, na medida em que os fenómenos e comportamentos que descreve são totalmente estranhos à nossa experiência e intuição e chegam mesmo a questionar a própria noção de causalidade ao nível macroscópico.
Dezembro 04 2018

Data: Dezembro 4, 2018