JOSÉ MONTEIRO DA ROCHA (1734-1819) E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM PORTUGAL

Palestra por: Fernando Figueiredo
(Doutor em História da Matemática pela UC)

A Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra de 1772 transformou o ensino nesta instituição, criando para o ensino das ciências o Laboratório Químico, o Gabinete de Física Experimental, o Museu de História Natural, o Jardim Botânico e o Observatório Astronómico. José Monteiro da Rocha foi uma figura-chave em todo este processo que moldou o Portugal dos finais do Antigo Regime aos alvores do Liberalismo.

Como cientista, académico, administrador e legislador, Monteiro da Rocha elevou a instituição universitária ao mais alto nível, contribuindo, de forma decisiva, para a modernização e internacionalização de novos saberes e competências.

Nesta comunicação pretendemos dar a conhecer com mais profundidade esta tão importante figura da cultura e ciência portuguesa.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H00