“Jornalismo e política em tempos iliberais: o caso do bolsonarismo” – Conferência

No dia 15 de outubro, pelas 9h, o Anfiteatro I da FLUC (3º piso) será palco da conferência “Jornalismo e política em tempos iliberais: o caso do bolsonarismo”, a cargo do jornalista Marcos Guterman, da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero de São Paulo, Brasil.

Resumo:
“A democracia liberal e um de seus pilares, o jornalismo independente e crítico, estão passando por uma tempestade perfeita no Brasil: enquanto a atividade política está sendo identificada com a corrupção e a captura do Estado por interesses impatrióticos e danosos à família brasileira, os fatos estão sendo preteridos em favor de convicções, criminalizando o exercício do jornalismo profissional e esvaziando seu sentido social. Um e outro fenômeno têm íntima relação. Trata-se de uma ofensiva contra a inteligência e a razão, que se traduz em ataques sistemáticos a todo o arcabouço intelectual que sustenta o pensamento crítico. A ignorância ganha ares de simplicidade e autenticidade; a cultura e as universidades, por sua vez, são vistas como antros de perdição. A chegada do bolsonarismo à Presidência do Brasil é o empoderamento do “homem simples”, cujas demandas teriam sido por muito tempo menosprezadas pela elite brasileira encastelada no Congresso, no mundo empresarial e no universo acadêmico. Neste momento, para além das bravatas nas redes sociais, é preciso entender como se chegou a isso e quais são as perspectivas para o jornalismo e, no limite, para a própria democracia.”

Dados curriculares:
Marcos Guterman é Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, Professor de Jornalismo Político e Econômico na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e editorialista do jornal O Estado de São Paulo.

Outubro 15 2019

Data: Outubro 15, 2019
Evento Categorias: , , , , ,

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – FLUC