A FLUC promove, no dia 30 de abril, o colóquio “Intergeracionalidade, Media e Educação”, cujo objetivo é refletir sobre a intergeracionalidade no contexto dos media e educação. A chamada de comunicações está aberta até 25 de março. Consulte o Programa
Chamada de Comunicações
A experiência mediática ocorre dentro dos ambientes culturais das pessoas (Colombo & Fortunati, 2011), uma ideia que está associada à pertença a um grupo ou geração. As experiências mediáticas podem moldar uma construção social de uma “identidade geracional” que decorre de apropriações dos mediae dos mediadigitais. No entanto, e numa lógica de individualização da comunicação, é possível equacionar que os “contextos geracionais” e as “identidades geracionais” fluem em experiências mediáticas não mediadas.
Na perspetiva híbrida que caracteriza o atual ecossistema mediático, os usos e consumos não são necessariamente marcadamente geracionais mas antes intergeracionais (Bolin & Skogerbø, 2013). O digital coloca a tónica na “geração global” (Aroldi & Colombo, 2007). No atual contexto, a educação para os medianecessita de incorporar uma abordagem intergeracional na reflexão crítica sobre a influência que os novos usos e consumos mediáticos têm na sociedade.
A chamada para comunicações para o colóquio “Intergeracionalidade, Mediae Educação”, que se realiza na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no dia 30 de abril de 2019, assume o desafio de refletir sobre a intergeracionalidade no contexto dos media e educação. Serão aceites contributos em vários domínios deste eixo temático. Quais as propostas e reflexões teóricas para pensar as relações geracionais e os vários media? Os mediaassumem uma perspetiva intergeracional? Os usos e consumos mediáticos decorrem de contextos geracionais? As competências mediáticas e digitais criam barreiras geracionais? Quais os contributos das abordagens geracionais e intergeracionais para a educação para os media?
Submissão de resumos
Os resumos devem ser enviados até ao dia 10 de março em formato Word document para o e-mail coloquiointergeracionalidade@gmail.com e incluir a seguinte informação:
- Nome dos/as Autores/as
- Filiação institucional
- Título da proposta
- Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave
- Biografia de cada autor/a (máx. 150 palavras)
Datas importantes
Receção de resumos: Até 25 de março de 2019
Comunicação de resultados: Até 8 de abril de 2019
Período de inscrição: Até 10 de abril de 2019
Inscrições
Gratuitas, mas obrigatórias: https://goo.gl/forms/DKIlvo8CGFD0YtRl1
Organização
FLUC
CICANT
GT de Comunicação e Educação da SOPCOM
Comissão Organizadora
Inês Amaral
José Azevedo
Margarida Toscano
Maria José Brites
Rita Basílio de Simões
Comissão Científica
Ana Jorge (UCP)
Armanda Matos (FPCEUC)
Carlos Camponez (FLUC)
Cristina Ponte (FCSH)
Inês Amaral (FLUC)
João Figueira (FLUC)
José Azevedo (UP/GT)
Lidia Marôpo (IPS)
Luís Pereira (UConventry)
Maria João Silveirinha (FLUC)
Maria José Brites (ULP/CICANT)
Patrícia Silveira (IADE)
Paula Lopes (UAL)
Raquel Patrício (IPB)
Rita Basílio de Simões (FLUC)
Sílvio Santos (FLUC)
Vítor Tomé (UAL)