(CFP até 29/01) III Congresso Internacional Imagem e Reconhecimento – “Imagens como Pátria”

Carregando Eventos

(CFP até 29/01) III Congresso Internacional Imagem e Reconhecimento – “Imagens como Pátria”

“Imagens como Pátria” é o lema do III Congresso Internacional “Imagem e Reconhecimento”. Marcado para os dias 4 e 5 de março, o encontro é dinamizado pela Universidade Francisco de Vitória e conta com a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Esta terceira edição divide-se em quatro áreas temáticas distintas:

  • «Patria»: Romance, série, banda desenhada e vítimas de terrorismo no País Basco;
  • Imagens como pátria;
  • A imagem e “anagnoprises” ou o reconhecimento de si mesmo;
  • A imagem como “ponte” ou a luta pelo reconhecimento mútuo.

A primeira é dedicada ao romance “Patria”, de Fernando Aramburu, e às suas mais recentes adaptações televisiva e em banda-desenhada. O intuito é, por isso, “estudar o valor da ficção para compreender, inspirar e orientar práticas e fenómenos sociais”. A segunda área temática retoma o lema do congresso e centra-se nas “obras culturas que podem ser habitadas imaginativamente”. Os terceiro e quarto vetores abrem-se, respetivamente, à relação entre a imagem e o reconhecimento de si mesmo e à relação entre a imagem e a luta pelo reconhecimento mútuo.

A chamada de trabalhos insere-se, assim, nestas quarto áreas distintas, estando aberta até ao dia 29 de janeiro. Informações e esclarecimentos adicionais podem ser encontrados no site do evento.

março 04 2021

Detalhes

Início: março 4
Fim: março 5
Evento Categorias: , , , , ,
Evento Tags:,