Governação e Ciência nas Pescas Portuguesas (do século XVIII à actualidade)

Governação e Ciência nas Pescas Portuguesas (do século XVIII à actualidade)

Palestra “Governação e Ciência nas Pescas Portuguesas (do século XVIII à actualidade)“, com Álvaro Garrido, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Resumo da palestra:

Portugal é um país com uma grande área marítima, das maiores da Europa, e também com uma grande tradição de aproveitamento dessa área para as pescas. Por vezes os pescadores portugueses vão fora das áreas nacionais, como é notório no caso do bacalhau. Como tem sido a governação das pescas? E a ciência das pescas? E, o que é mais interessante, como tem sido a relação entre as duas? Será que a governação ouve a ciência. Em particular, o que dizem ciência e governação sobre o excesso de pescas? Estaremos mesmo a pescar peixes demais, prejudicando a continuidade dos habitats naturais?

A apresentação será de Carlos Fiolhais, director do RÓMULO e haverá lugar a diálogo com a audiência.

ENTRADA LIVRE

Público-alvo: Público em geral

Breve biografia de Álvaro Garrido:

Professor associado com agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Na FEUC é coordenador do grupo de História Económica e Social e coordenador da Escola de Estudos Avançados. Investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Foi Director do Museu Marítimo de Ílhavo de 2003 a 2009.
Os temas de história e economia das pescas, do corporativismo e da economia social são centrais no seu projecto de investigação. As suas publicações dedicadas à história das pescas e da economia do mar encontram-se reunidas em livros, em artigos internacionais e capítulos de livros. Recentemente publicou os seguintes livros: A Economia Social em Movimento: Uma História das Organizações (em co-autoria com David Pereira, 2018, Tinta-da-China), Queremos uma Economia Nova! O Corporativismo Salazarista (EDIPUCRS, Brasil) e As Pescas em Portugal (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018). Com David Starkey, prepara um livro intitulado Too Valuable to be Lost: Overfishing in the North Atlantic since 1880, a publicar na De Gruyter Oldenbourg (Berlim).

Outubro 09 2019

Data: Outubro 9, 2019