Seminário aberto – fragmentos de uma grande cidade

Seminário aberto – fragmentos de uma grande cidade

Desde o século XIX, São Paulo é objeto da atenção de autores que nela projetam sentimentos os mais díspares. Demoníaca, fantasmagórica, sedutora, excludente, São Paulo é tratada pelos românticos, como Álvares de Azevedo, pelos modernistas, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade e por autores contemporâneos, como Rubem Fonseca e Bernardo Carvalho, entre outros.

No dia 25 de novembro, a sala 10 (5º piso da FLUC) vai receber Claudia Luiza Caimi (Universidade federal do Rio Grande do Sul), que dará voz ao seminário “Fragmentos de uma grande cidade:
São Paulo em Quarto Despejo, de Carolina Jesus, e Eles eram muitos cavalos, de Luiz Rufato”.

Fragmentos de São Paulo são espaço e ao mesmo tempo personagem das narrativas de Carolina de Jesus e Luiz Ruffato, que, ao seu modo, apresentam histórias do cotidiano de pessoas na cidade de São Paulo, onde elas defrontam-se com o medo, a violência, a miséria, a dificuldade de relacionamento, mas, também, a esperança de tempos melhores. Neste seminário, vamos abordar as camadas de significação, memória e experiência individuais e coletivas, na cidade de São Paulo, que essas obras problematizam.

Novembro 25 2019

Data: Novembro 25, 2019
Evento Categorias: , , ,

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – FLUC