RESUMO
Para além de uma actividade artística e tecnicamente exigente, a realização cinematográfica é também, na medida em que produz objectos que se destinam à exibição pública, em circuitos de distribuição/exibição sujeitos às leis do mercado, uma actividade fortemente afectada por questões comerciais. Neste módulo abordar-se-ão os mecanismos de promoção nacional e europeia de cinema de qualidade, e as estratégias de promoção e comercialização de cinema português em diferentes mercados ou circuitos de distribuição/exibição nacional e internacional.
Este módulo tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos fundamentais sobre métodos e estratégias de divulgação de obras cinematográ- ficas. Após a frequência do módulo, os alunos estarão preparados para melhor considerar, conceber e desenvolver estratégias e acções de marketing, ao longo de todo o processo de produção do filme, desde a ideia/conceito base até à sua exibição.
OBJECTIVOS A ATINGIR
Neste módulo os formandos deverão adquirir competências sobre os processos de Promoção de uma obra cinematográfica, bem como é possível a Participação em Festivais de Cinema e a sua Distribuição Comercial.
PLANO DE SESSÃO
A.Distribuição
1. Definição de conceitos: produção, distribuição e exibição.
2. Competências do distribuídor
2.1 Programação
2.2 Comunicação
2.3 Promoção
2.4 Orçamentação3. Estratégia de distribuição
3.1 Aspectos gerais
3.2 Orçamento de distribuição
3.2 Estudo de caso4. Programação
4.1 Escolha das salas e negociação com exibidores. Suporte de exibição: DCP, 35mm e outros suportes.
4.2 Repport semanal e manutenção dos filmes em cartaz
4.3 Marcações com auditórios municipais
4.4 Marcações de grupos5. Comunicação
5.1 Estratégia de comunicação com imprensa
– aspectos gerais
– elaboração de EPK
– das revistas “cor de rosa” ao telejornal
– estudo de caso:5.2 Estratégia de comunicação com criticos
5.3 Estratégia de comunicação com público e definição de campanha de promoção e publicidade6. Promoção
6.1 Público alvo: quem se quer atingir.
6.2 Definição da campanha
– gráfica
– cinema
– rádio e tv
– outros6.3 Estudo de Caso:
Várias hipóteses de posters e estudo de mercado;
Trailer cinema;
Spots tv;
Acções de promoção7. Publicidade e Parceiros de Promoção
7.1 Plano de Meios
7.2 Orçamento para Publicidade
7.3 Identificação de Media Partners
7.4 Outros Parceiros
7.5 Estudo de caso:8. Elementos técnicos de uma campanha
8.1 Materiais
8.2 Salas e bilheteiras9. Calendário
9.1 Aspectos gerais
9.2 Coutdown para estreia e antestreia
9.3 Planificação semana a semanaB. Festivais e Vendas Internacionais
1. Estratégia de Festivais
2. Mercados
3. Materiais
4. Estudo de casoLOCAL
Departamento de Engenharia Informática, Pólo II
Pinhal de Marrocos, CoimbraDATA E HORÁRIO
19 de Maio
9:00 — 18:00
8 horasMARIA JOÃO MAYER
Maria João Mayer é produtora cinematográfica há mais de 10 anos e já trabalhou com alguns dos cineastas mais reconhecidos em Portugal — casos de Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, Margarida Cardoso, entre muitos outros. Em relação às obras mais recentes, destacam-se Montanha e Rafa, de João Salaviza, Yvone Kane, de Margarida Cardoso, e Um Dia Frio, de Cláudia Varejão. Em 2015 foi uma de cinco mulheres distinguidas nos Prémios “Mulheres Criadores de Cultura” promovido pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais do Ministério da Cultura.
INSCRIÇÕES
60€ estudantes / 80€ público geral
10% desconto para associados e membros UAb
Lotação máxima de 20 formandos