Farpões, Baldios + Les Magiciens de Wanzerbé — Sessões do Carvão — O Cinema Falado

Sessões do Carvão — O Cinema Falado
Farpões, Baldios + Les Magiciens de Wanzerbé
Sala do Carvão — Casa das Caldeiras
Coordenação Sessões do Carvão Sérgio Dias Branco, Luísa Lopes
Produção Faculdade de Letras da UC (Curso de Estudos Artísticos e Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas/LIPA), TAGV.
duração aprox. 1h

Farpões, Baldios
De Marta Mateus
Origem Portugal, 2017
Com Maria Clara Madeira, Gonçalo Prudêncio, Maria Catarina Sapata
Duração aprox. 25’
Farpões, Baldios

No final do século XIX, os trabalhadores rurais em Portugal iniciaram uma corajosa luta por melhores condições de trabalho. Depois de gerações de miséria e fome, a Revolução de Abril semeou a promessa de uma Reforma Agrária. Na região do Alentejo, estes camponeses ocuparam grandes propriedades onde antes eram submetidos ao poder dos seus patrões. Diz-se no Alentejo, que quando se perde alguma coisa, quem procura deverá começar a andar para trás e voltar ao princípio. Reza-se e pede-se a Santa Luzia que nos cure dos olhos, para que possamos olhar melhor e ver. Os protagonistas deste filme, resistentes desta velha luta, a quem foi roubada a infância e a escolaridade, contam a sua história às gerações de hoje.

Les Magiciens de Wanzerbé
De Marcel Griaule, Jean Rouch
Origem França, 1949
Duração aprox. 33’
Conversa pós-filmes Marta Mateus
Coordenação Sessões do Carvão Sérgio Dias Branco, Luísa Lopes
Les Magiciens de Wanzerbé

No coração da região dos Songhay, no níger, encontra-se wanzerbé, aldeia dos feiticeiros Sohantyé, que preparam poções mágicas e lêem o futuro na areia e nas conchas. a vida decorre de acordo com as tarefas das mulheres e as brincadeiras das crianças. no mercado semanal, trocam-se barras de sal dos Tuaregues, cerâmica, alimen- tos e manadas de bois.

Conversa pós-filmes Marta Mateus
Com esta nova série de Sessões do Carvão, pretende gerar-se discussões críticas sobre o cinema, valorizando o cruzamento entre a investigação e a prática, a experiência e o discurso.

Dezembro 18 2019

Data: Dezembro 18, 2019