Extinção + Coup de Grâce — Sessões do Carvão

Extinção + Coup de Grâce — Sessões do Carvão

Salomé Lamas (n. 1987) estudou cinema em Lisboa e Praga, artes visuais (AMF) em Amesterdão e é doutoranda em Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra. Estreou-se na longa-metragem de documentário com “Terra de Ninguém” (2012) que estreou internacionalmente na Berlinale (Forum). Realizou outros dois filmes: “Eldorado XXI” (2016) e “Extinção” (2018). O seu trabalho tem sido exibido tanto em contextos artísticos como em festivais de cinema.

O carvão é escuro. Também estas sessões são escuras, iluminadas apenas pela luz do projetor. Esta atividade propõe um encontro mensal com um convidado, ligado ao ensino, investigação, produção, distribuição, exibição ou preservação do cinema. A projeção de um filme (ou conjunto de filmes) é seguida de um comentário do convidado, que serve de ponto de partida para a conversa posterior com o público. Com esta nova série de Sessões do Carvão, pretende gerar-se discussões críticas sobre o cinema, valorizando o cruzamento entre a investigação e a prática, a experiência e o discurso.

Extinção

Origem Alemanha, Portugal, 2018

Coup de Grâce

Origem Portugal, 2017