Exposição Fotográfica | o espaço | João Fontes da Costa

Exposição Fotográfica | o espaço | João Fontes da Costa

Está patente na Bloco de Ensino da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra a Exposição Fotográfica “o espaço” de João Fontes da Costa, Docente da FEUC.

o espaço

A singularidade de uma expressão que encerra um caleidoscópio de matéria. Concreto ou abstrato. Vazio ou cheio. De trabalho ou de lazer. Sagrado ou profano. De ontem ou de agora. Do início, Espaço em branco, caminho aberto, iluminado de esperança; do fim, no horizonte da viagem, Espaço enriquecido por sombras de vidas cheias.

Num punho cerrado guardo grãos de areia. Noutra escala, cada grão é um Espaço, um mundo. Uma mão de Multiversos, cheia de nada e vazia de tudo.

O Espaço que vive sem tempo; este que criámos, o outro que já cá estava. Ocupamos o Espaço, construímos a imortalidade. Cobre-nos o efémero, subsiste o Espaço. Retornamos ao Espaço, somos o Espaço. Em nós, entre nós, além de nós.
João Fontes da Costa
fevereiro 2019

NOTA BIOGRÁFICA

João Fontes da Costa nasceu em ano de revolução. Cresceu na Serra da Estrela, protegido por uma paisagem assimétrica e aberta, onde aprendeu a ler a natureza.

Professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigador no CeBER. Licenciado em Sociologia, Mestre e Doutor em Gestão, com um percurso profissional ligado às Pessoas e à Gestão, encontra na fotografia a paixão que um amador imprime a cada empreitada, com o estilo único da inocência plástica.

Aprecia as viagens sinestésicas pela vida e pelo mundo. Como co-fundador da Associação Mural Sonoro apoia estudos de etnomusicologia e preservação da memória de autores e património musical.

Paço das escolas
Fevereiro 05 2019