‘Estação D – Depósitos e Doações’

Carregando Eventos

‘Estação D – Depósitos e Doações’

Biombo da dinastia Qing (séc. XVII) e Prato da dinastia Ming (séc. XVI) em exposição

Este biombo é propriedade de Bernardo d’Orey Manoel, que o readquiriu recentemente, conservando-o no seio da família e homenageando, deste modo, a memória de seu pai, D. Diogo de Sousa e Holstein Manoel, seu antigo proprietário.
Produzido por uma oficina chinesa, é constituído por seis folhas de madeira revestidas de laca, pintadas a óleo e articuladas por dobradiças, filiando-se em exemplares que integram a denominada arte chinesa de exportação, concebida entre os finais do séc. XVII e o séc. XIX, a maioria para o mercado europeu.

O pequeno prato de porcelana azul e branca faz parte também da coleção de Bernardo d’Orey Manoel, herança de seu pai. Produzidas durante a dinastia Ming (1368-1644), estas peças eram fabricadas pelos numerosos fornos da região de Jingdezhen. Com efeito, as porcelanas azuis e brancas tornaram-se famosas em todo o mundo, sendo as peças mais numerosas e mais características deste período. O tema do dragão [Chi] é um símbolo ligado ao poder do imperador, destacando-se nos objetos de porcelana produzidos para a Corte, sendo também um motivo adotado para algumas peças de exportação.

Visite-nos e conheça em detalhe estas peças de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30, com entrada gratuita.

janeiro 15 2020

Detalhes

Início: janeiro 15
Fim: janeiro 31
Custo: Livre
Evento Categorias: , ,
Evento Tags:, , , , , , ,
Website: Visitar Website do evento

Local

Museu Nacional de Machado de Castro

Largo Dr. José Rodrigues
Coimbra, 3000 - 236 Portugal

+ Google Map

Phone:

239 853 070

Visit Venue Website

Organizador

Museu Nacional de Machado de Castro
Telefone: 239 853 070
Email:
Website: Visitar Website do Organizador