Curvas Ideais, Relações Desconhecidas

Curvas Ideais, Relações Desconhecidas

Inserido no programa “10 Anos | 10 Figuras” que o RÓMULO está a desenvolver no âmbito da celebração do seu 10º Aniversário (a 24 de Novembro de 2018), Jorge Buescu, Professor de Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, virá falar sobre o seu último livro “Curvas Ideais, relações desconhecidas” (Ciência Aberta, Gradiva), para além de falar sobre a sua carreira na ciência, educação e divulgação de ciência.

O livro, com prefácio do professor de Química e crítico de arte Jorge Calado, contém um conjunto de histórias que apresentam algumas das actuais fronteiras da matemática, convidando os leitores a conhecerem nalguns dos maiores enigmas científicos. Jorge Buescu nasceu em Lisboa em 1964.

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em Geral

Breve biografia do Autor:

Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências de Lisboa, doutorou-se em Matemática na Universidade de Warwick, no Reino Unido. Foi professor do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico durante duas décadas, sendo hoje professor associado com agregação no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É autor de dezenas de artigos científicos e de mais de uma centena de artigos pedagógicos e de divulgação, nas áreas da matemática, física e engenharia. O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias, Matemática em Portugal, Casamentos e Outros Desencontros, O Fim do Mundo está Próximo? e Primos Gémeos, Triângulos Curvos e Outras Histórias de Matemática são algumas das suas obras para o grande público. Jorge Buescu foi nomeado Membro Correspondente da Ordem dos Engenheiros e foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, onde pugnou pela ciência e educação matemática. Pertence à direcção da União Internacional de Matemática. É o divulgador da Matemática mais conhecido em Portugal. Em 2001 foi galardoado com o Prémio Rómulo de Carvalho de Investigação e Divulgação Científica.

Janeiro 16 2019

Data: Janeiro 16, 2019