«A imaginação do futuro. Saberes, experiências, alternativas» | Colóquio de Homenagem a Boaventura de Sousa Santos nos 40 Anos do CES-UC

No âmbito das comemorações dos 40 anos da sua fundação, o Centro de Estudos Sociais organiza, na Universidade de Coimbra, um colóquio internacional que, simultaneamente, irá constituir uma homenagem a Boaventura de Sousa Santos, fundador, diretor científico e spiritus rector do Centro. O colóquio terá a duração de três dias e meio.

No primeiro dia serão apresentadas propostas, prioritariamente de jovens investigadores/as, recolhidas através de um “call for papers”. Nos dias subsequentes, o colóquio reunirá investigadores/as e intelectuais convidados/as a refletir, no âmbito de quatro mesas redondas, sobre um conjunto de tópicos transversais relevantes para o presente e o futuro da investigação nas ciências sociais e nas humanidades num mundo globalizado.

Pretende-se, no espírito do que tem sido a atividade do Centro ao longo de 40 anos, abrir um espaço de discussão amplo sobre alguns tópicos centrais da reflexão contemporânea que permitam equacionar dimensões de um futuro concretamente imaginado.

Oradores principais: Boaventura de Sousa Santos, Françoise Vergès, Isabelle Stengers, Shiv Visvanathan, Hugh Lacey, Mogobe Ramose, Rajeev Bhargava, Susan George, Gustavo Esteva, Elisabeth Mpofu, Ramón Grosfoguel, João Cezar Castro Rocha, Nelson Maldonado-Torres, Peter deSouza.

As línguas oficiais do colóquio são o português, o castelhano e o inglês. A participação é gratuita, condicionada a inscrição obrigatória em [AQUI]

Para mais informações: 40anos@ces.uc.pt

Comissão organizadora

António Sousa Ribeiro (presidente), Ana Cordeiro Santos, Bruno Sena Martins, Carlos Fortuna, Cláudia Pato de Carvalho, Fernando Fontes, Luca Verzelloni, Miguel Cardina e Sílvia Roque