Ciência às Seis! – Percursos paralelos, ciência, fotografia e história do conhecimento

Percursos paralelos, ciência, fotografia e história do conhecimento” com Alexandre Ramires, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.

Palestra inserida no ciclo “Ciência às Seis“, coordenado por António Piedade a decorrer até Julho de 2019.

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

Sinopse da palestra:
A Fotografia – e a inovação que representa – foi desde os seus primórdios considerada como uma invenção fundamental para o aprofundamento do conhecimento científico. Sendo vista como uma nova forma de medição e registo na investigação, foi portanto natural que os locais de apresentação da sua descoberta, divulgação e progressivo melhoramento tenham sido as mais importantes Academias Científicas mundiais.
O acesso a estas imagens produzidas pela luz possibilitou um crescimento exponencial do número de registos visuais, o que revolucionou a relação da humanidade com a sua memória, alargando horizontes aos historiadores do futuro.
Serão mostrados exemplos de autênticas viagens no tempo a lugares que hoje ocupamos e que julgávamos serem de visualização impossível, mas que voltaram a revelar-se com o auxílio de fotografias com mais de um século. Este recurso à fotografia antiga funciona como uma poderosa máquina do tempo, abrindo caminho a descodificações inesperadas que alimentam as narrativas da História.
Rómulo de Carvalho publicou em Coimbra, em 1952, na Atlântida Editora, um livrinho com o título “História da Fotografia”, na coleção “Ciência para gente nova”, onde assinalava os momentos mais importantes desta área de conhecimento. Nos últimos setenta anos vários investigadores trouxeram a público novos dados que complementam esta obra do patrono deste centro de “Ciência Viva”.
Nesta comunicação serão identificadas as que se julgam ser as primeiras imagens fotográficas produzidas em vários países, tais como em França, Estados Unidos, Espanha, Brasil, Uruguai, Austrália e Portugal. No caso português serão abordados os casos de Lisboa, Coimbra e Porto.
No que concerne ao recurso à fotografia pela atividade científica, serão referidos vários exemplos nacionais e estrangeiros. Têm como base o território nacional e mostram os grandes avanços da fotografia no que respeita ao relevo ou estereoscopia, à cor, ao instantâneo, ao movimento e ao invisível. Alguns desses progressos estiveram na origem da atribuição de prémios Nobel, nomeadamente a Gabriel Lippmann pela fotografia a cores e a Roentgen pelos Raios X , tendo estas inovações sido aplicadas de imediato em Coimbra por António dos Santos Viegas e Henrique Teixeira Bastos.

Fevereiro 13 2019

Data: Fevereiro 13, 2019