Ciência às Seis! – O Universo da física de partículas em que vivemos

Ciência às Seis! – O Universo da física de partículas em que vivemos

O Universo da física de partículas em que vivemos” com António Onofre, professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Palestra inserida no ciclo “Ciência às Seis!“, coordenado por António Piedade a decorrer até Julho de 2019.

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

RESUMO DA PALESTRA:
Desde os seus primeiros momentos de existência e logo após esse momento singular conhecido por “Big Bang”, o Universo que observamos e conhecemos tem-se revelado aos nossos olhos de uma forma surpreendente. Após um período inicial de inflação rápida, o Universo arrefeceu o suficiente para permitir a formação de partículas sub-atómicas, mais pequenas (e mais leves) do que um átomo. Estas partículas, mais tarde, combinaram-se nos átomos que conhecemos hoje em dia e deram origem á estrutura da matéria que nos rodeia i.e., estrelas e galáxias do Universo visível. Apesar de todo o conhecimento acumulado até hoje sobre as partículas fundamentais já observadas experimentalmente e as interações entre elas, apenas é possível descrever teoricamente cerca de 5% do nosso Universo. Os restantes 95% encontram-se divididos por Matéria Escura (provavelmente não constituída por matéria convencional) e Energia Escura (responsável pela expansão acelerada do Universo), para os quais não possuímos qualquer explicação. As questões deixadas em aberto, fazem-nos refletir sobre o momento particular em que vivemos, numa época e num tempo, em que se sabe descrever 5% do Universo observado, mas se deixa sem qualquer explicação, os restantes 95%, que se sabe existirem.
Nesta palestra, será feita uma reflexão sobre o estado atual do conhecimento das partículas e interações fundamentais conhecidas e do papel relevante de algumas delas na estabilidade do nosso próprio Universo, incluindo o papel determinante do bosão de Higgs, recentemente descoberto no LHC, no CERN.

Maio 29 2019

Data: Maio 29, 2019