Cartas Geográficas do Iluminismo

Cartas Geográficas do Iluminismo

INAUGURAÇÃO 16 DE JANEIRO | 16H00

O Museu da Ciência da UC assinala os 482 anos da transferência definitiva para Coimbra do Estudos Gerais, por ordem do Rei D. João III, a 16 de Janeiro de 1537, inaugurando a exposição “Cartas Geográficas do Iluminismo”.

Os estatutos pombalinos da Universidade de Coimbra criaram a Faculdade de Philosophia Natural. Com o objectivo de promover o ensino experimental das ciências, a Reforma de 1772 criou também o Gabinete de História Natural, que hoje integra a Galeria de História Natural do Museu da Ciência, onde se encontra uma colecção histórica de animais, plantas, fósseis, minerais, rochas e modelos, valiosa tanto do ponto de vista patrimonial como científico.
Recentemente, cinco mapas do Séc. XVIII da autoria de Jean-Baptiste Nolin (c.1657–1708), adquiridos durante o período da Reforma Pombalina, foram restaurados e fazem agora parte do circuito expositivo do Museu da Ciência da UC.  Esta sessão visa apresentar ao público estes tesouros do Iluminismo, agora recuperados.

Janeiro 16 2019

Data: Janeiro 16, 2019