Book Club – “A Invenção da Ciência” (4.ª sessão)

Book Club – “A Invenção da Ciência” (4.ª sessão)

Book Club” coordenado pelo Professor Fernando Sampaio dos Aidos, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), com o Professor Carlos Fiolhaissegundas-feiras, das 18 às 19, durante o primeiro semestre do ano lectivo 2018/2019.

LIVRO:
A Invenção da Ciência: nova história da revolução científica” da autoria de David Wootton, tradução de Pedro Garcia Rosado e publicado pela editora Temas e Debates, 2017.

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em Geral

SINOPSE DO LIVRO:

Antes de 1492 acreditava-se que todo o conhecimento relevante já se encontrava disponível, não havia um conceito de progresso e as pessoas procuravam compreender o passado e não o futuro. David Wootton argumenta que a descoberta da América demonstrou que era possível o novo conhecimento. Aliás, introduziu mesmo o conceito de «descoberta» e abriu o caminho à invenção da ciência.

A nova cultura teve os seus mártires (Giordano Bruno e Galileu Galilei), os seus heróis (Johannes Kepler e Robert Boyle) e os seus artesãos pacientes (William Gilbert e Robert Hooke). Conduziu a um novo racionalismo, extinguindo a alquimia, a astrologia e a crença na feitiçaria. Levou à invenção da máquina a vapor e à primeira Revolução Industrial.

A obra fundamental e de referência de David Wootton altera a nossa compreensão de como se deu esta grande transformação e do que é a ciência.

Outubro 12 2018

Data: Outubro 12, 2018