Aula Aberta de “Poética e Escrita Criativa” com Boaventura de Sousa Santos

Aula Aberta de “Poética e Escrita Criativa” com Boaventura de Sousa Santos

Cientista social, intelectual ativista e poeta, Boaventura de Sousa Santos é o convidado da próxima aula aberta de “Poética e Escrita Criativa”. A sessão digital insere-se no Ciclo de “Encontros com Poetas”, bem como no programa de doutoramento Discursos: Cultura, História e Sociedade, das Faculdades de Letras e Economia da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos Sociais (CES).

Marcado para as 18h do dia 6 de março, o encontro pode ser acompanhada via Zoom, nas seguintes credenciais:

Nota biográfica sobre o convidado

Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra e é mundialmente conhecido pela sua vasta obra como cientista social e pelas suas intervenções públicas enquanto intelectual ativista. Apesar de ser menos conhecido em Portugal pela sua obra literária, é autor de cerca de duas dezenas de livros de poesia.

A escrita de poesia foi sempre acompanhando o labor do académico e intelectual público, tendo-se estreado com Antologia de poesia universitária (Lisboa: Portugália, 1962).

Diretor emérito do CES, professor jubilado da FEUC e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison, é autor ou organizador de mais de 60 livros em várias línguas e coordenador de inúmeros projetos de investigação. Tem lecionado em diversas universidades da Europa, das Américas, da África e da Ásia.

Entre as distinções e prémios que recebeu, destacam-se a Distinção Sócrates, pela Faculdade de Direito da Universidade de los Andes (2012); o Prémio México de Ciência e Tecnologia 2010; o Prémio Gulbenkian de Ciência (1996); o Prémio Pen Club Português, Ensaio (1994); e o Prémio Harry J. Kalven Jr., pela Law and Society Association (2011).

Maio 06 2021